quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

caíram as flores, mas ela estava viva...




Existe uma característica do ser humano que realmente é apaixonante : a esperança.

A outra o poder de cuidar do outro com amor...

Hoje li num jornal de grande circulação algo que me animou no meio de tantas notícias desanimantes,pessimistas, tristes e chatas de se ler.

Tem gente que se preocupa em salvar orquídeas dentro de uma São Paulo tão grande, cosmopolita e tão selva de pedra para alguns menos esperançosos.

Entre tantos problemas de uma grande cidade, problemas estes que podem ser reconhecidos em outras grandes cidades deste mundão afora, um homem salvou uma orquídea ressequida e sem flores do seu destino que seria o lixo.

Ele é o Tássio Palmeira, faxineiro de um destes lindos prédios nos Jardins ( zona oeste de S.Paulo) e que se juntou ao Vanderlei Pascoal da Silva o zelador do prédio e zelador também neste cuidado com a orquídea abandonada.

Palmeira é poeta sem saber e de uma sutileza esperançosa que me tocou dizendo : “caíram as flores, mas ela estava viva” e que gosta mesmo das orquídeas porque “quando parece que morreram , elas voltam bonitas”

Como tudo que vivemos, estas duas frases podem muito bem se encaixar em muitas situações em que parece que tudo está perdido.

Só o amor mesmo , o cuidado, o saber esperar é que faz renascer a flor das situações e estes dois homens sábios vivem assim, pertinho de muitos que talvez nem tenham percebido esta sabedoria intrínseca do viver.

Outros, já tocados pela mesma sabedoria, torcem agora pelas flores das orquídeas, trazem novas espécies que também foram jogadas fora sem esperança de dias melhores e aguardam num ato de amor e fé que renasçam floridas depois de um tempo fazendo a diferença penduradas nas árvores das ruas que agora vivem.

Como exemplos bons também são seguidos, esta mania de salvar orquídeas está se alastrando pela região e em outra rua já tem árvore com 30 orquídeas penduradas em seu tronco, imagina a belezura quando florescem.


Além de ser um jeito simpático de perpetuar um presente lindo recebido de alguém...

Acho difícil passar sem perceber!

Este é o ser humano que é amoroso, esperançoso e cheio de fé e que acredito estar presente em cada um de nós e acredito mais, acredito que a vida pode ser vivida assim mesmo, com amor, esperança e fé e mais este compartilhar gostoso entre todos.

Eu tenho lá no tronco da árvore de casa umas tantas orquídeas penduradas, presente de um amigo que veio todo feliz compartilhar galhos de suas orquídeas de casa comigo. Não tive dúvidas, chamei também meu vizinho da frente e ofereci alguns galhinhos pra que ele também os prendesse em suas árvores.
Aliás, na rua em que moro, muitas árvores hospedam amigas orquídeas e em suas épocas de flores temos presentes garantidos para nossos dias entre ir e vir...

Assim, a vida vai sendo levada mais bonita e leve.
Imagino quando todas as ruas estiverem margeadas de árvores e muitas flores, não só a rua onde moro, mas todas as outras ruas pelas quais você e eu passarmos. Teremos certeza que, mesmo se for um dia daqueles, quando tudo parecer perdido...as flores voltarão bonitas pois lá estarão pra nos lembrar disto.

O convite hoje é este: plante árvores, pendure orquídeas em seus troncos e viva a vida com amor, esperança e fé e compartilhando tudo isto com todos a sua volta pois, se a vida se faz de exemplos, temos aí um exemplo dos mais lindos a ser seguidos feito por homens sábios das ruas do nosso Brasil!

Obs.: a reportagem que li é de Mariana Barros do dia 17/02/2009 no jornal Folha de S.Paulo, e merece nossos parabéns !

obs 2 : a foto era pra ser das orquídeas aqui de casa, mas simplesmente não achei as fotos em meus cds... então , escolho uma foto de lindas árvores...pra gente lembrar da natureza de um modo sempre especial!

2 comentários:

Conexões de Luz disse...

Carmen, que bom te "Ler" novamente. Estava sentindo falta das tuas mensagens, sempre tão belas. Beijos, Claudia

Carmen Monteiro disse...

bjos Cláudia e obrigada ! fico feliz sempre que alguém me lê e vc bem sabe disto!