terça-feira, 30 de dezembro de 2008

feliz... tantos novos anos!

Outro dia destes escrevi sobre o início do ano e as convenções.
Para muitos, o dia 31 de dezembro servirá para festejos, abraços , frases positivas de projetos que desta vez se realizarão, ondas sendo puladas, uvas sendo alvo de toda a prosperidade bem como sementes de romã que viverão em carteiras de dinheiro por todo um ano.Flores ao mar, desejos sendo colocados em barquinhos singelos sobre as ondas...
Muitos são os rituais, novamente os rituais, mas para outros do nosso planeta, aqueles que são também nossa extensão divina, este dia nada terá de tão especial, a não ser a possibilidade de participar das festividades somente para aproveitar o ensejo com os amigos , o que já é grande coisa...

Para os chineses, a passagem de ano se dará entre 24 e 25 de janeiro e o ano será o 4707, muitos fogos e muita cor em suas ruas seguidos de desfiles dançantes de grandes fantasias de dragões e leões.
O ano chinês será do boi, propício a novas oportunidades de trabalho.

Para os hindus é um tanto complicado, existem aproximadamente uns 30 calendários circulando entre eles. O calendário gregoriano ( o que usamos) é usado no dia-a – dia, porém cada religião mantém seu calendário próprio. É no Festival da Luz, chamado Diwali que o ano novo de 1930 chegou e foi agorinha, dia 28 de outubro de 2008 (no calendário gregoriano).
Neste Festival da Luz, são acesas todas as luzes das casas, velas acesas também e a alimentação é vegetariana para não afrontar seus deuses vegetarianos. Há queima de fogos também e em muitas localidades há também a distribuição de alimento e doações, uma bela maneira compassiva de se iniciar os anos.

Os muçulmanos tiveram já seu início de ano novo em 29 de dezembro de 2008 e este mês é chamado de “muhharam” e no lugar de celebrações há missas. Algumas minorias xiitas ainda praticam o autoflagelo, ato este que é repudiado por outras comunidades islâmicas então, há 10 anos foi criada a campanha para que neste dia, os muçulmanos façam doação de sangue, o que achei particularmente, uma alternativa muito interessante.

Para os judeus, a festividade do ano novo se chama Rosh Hashaná que significa “cabeça do ano”. Com o calendário que coincide com a criação do mundo, foi comemorada a entrada no ano de 5769 em 30 de setembro de 2008 e o jantar em família acontece com iguarias simbólicas que não podem faltar como a maçã com mel para um ano doce, o ovo para que o ciclo do ano seja redondo e perfeito e cabeça de peixe para haver inteligência , entre outros pratos do jantar festivo.

(Todas as informações acima foram coletadas na” A folha de São Paulo – folhateen”.)

Nós com nossa atenção voltada ao calendário gregoriano, faremos o término do ano de 2008 no dia 31 de dezembro e o início de 2009 se dará no primeiro segundo do dia 01 de janeiro...

Observando a nossa volta as diferentes tradições, as diferentes datas voltadas ao início de um novo ano, e os muitos diferentes novos anos espalhados pelo planeta, percebemos que tudo isto é mera convenção dos homens.
Sejamos portanto sinceros e leves neste dia 31 de dezembro.
Abraços se darão pois a data os prevê, projetos se farão , porque a data também os prevê, fogos espocarão nos nossos céus, mas não sejamos tão exagerados em tendências autodestrutivas neste dia, lidando com a solidão ou outros temores humanos com mais intensidade que este dia o merece...

Deixemos nossas energias se manterem assim,inteligentemente guiadas na pausa das reflexões de tantos mundos em um só mundo, tantas expectativas em um só dia que na verdade faz parte da pura convenção humana direcionada a um único objetivo comum:

Todos nós do planetinha Terra queremos ser felizes e amados, o que quer que isto signifique para cada um de vocês ou até que todos nós tenhamos o mesmo significado para estes desejos...

E aguardemos o que pode ser mesmo a figura do início de novas energias num novo ciclo, fato este que se dará em março.

Este será o momento do ano novo astrológico dentro deste ano 2009 já iniciado pela convenção do calendário gregoriano...

No dia 20 de março de 2009, às 8h43min no horário oficial do Brasil, o Sol ingressa em Áries, primeiro signo astrológico da roda de 12 signos e aí sim, se dará o “empurrão” para todos os projetos e sonhos e concretizações do ano novo.

Comemorem o Reveillon, mas convido a todos a estarem focados conscientemente neste próximo dia 20 de março, pois o ano não começa depois do carnaval como dizem os brasileiros.
O ano novo se inicia em março com o signo de Áries!

Para quem quer saber sobre o ano, informações astrológicas, numerológicas e outras, deixo endereços para consulta...

http://blog.madras.com.br/2008/12/16/a-numerologia-de-2009/

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=8196

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=8163

E pelo sim, pelo não, só pra imantar a conexão com as energias do regente de 2009 que será duplamente o Sol... estejam com algo amarelo na passagem de ano, nem que seja a toalha da mesa ...

Girassóis em suas casas, alegria em seus corações, pois somos co-criadores de tudo e podemos criar boas cenas para nossas vidas a partir da consciência desta co-criação!

E feliz...tantos novos anos! E só pra não perder o costume da data... a fotinha de cima é minha, com meus votos de co-criação para nosso planeta Terra e todos habitantes, você e eu incluídos! É a mesma foto do ano passado... mas tudo é convenção, né? Então, me permiti repetir a foto!

2 comentários:

joper disse...

Adorei a forma como foi escrita e gostaria que vc soubesse disto!!!

Carmen Monteiro disse...

obrigada, mas vc sempre foi "suspeito", mas valeu! rs