sábado, 27 de dezembro de 2008

pausas para nossos cafés essenciais ...



Estamos nestes dias em momentos de entre colheitas.

As colheitas dos reencontros familiares, reencontros individuais e as colheitas do novo porvir com a passagem simbólica do ano que está no fim para o ano que se inicia, teoricamente, em primeiro de janeiro.

Digo teoricamente, pois novamente, estamos diante do que foi convencionado, convenção esta que não leva em conta as tendências astrológicas deste grande cosmos ao qual estamos sujeitos, mas esta é outra história pra um outro dia...

Nestes dias estamos mais ou deveríamos estar mais para as pausas que para as continuações.

Um texto bem elaborado e reflexivo sempre é um texto a ser citado.

Recebi novamente aquele texto do rabino Nilton Bonder “Os domingos precisam de feriados”, que nos instiga a dar pausas em nossas vidas para que possamos continuar ou nos alinhar com as nossas intenções essenciais.

“Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção.” – estas são as palavras literais do rabino neste profundo texto.

Para quem quiser conhecer mais sobre ele... indico seu site...

http://www.niltonbonder.com/port/biografia/bio.htm

Bem, quando digo que Dezembro é mês de beijar flores, vou pela mesma intenção de pausa e fico feliz quando percebo que mais e mais pessoas estão alinhadas com estas mesmas pausas.

Sonho com pausas que não sejam somente em dezembros de nossas vidas e sim, pausas criando mais momentos de beijar flores ou para o bom e velho cafezinho.

Nunca entendi o stress embutido num mês tão lindo de luz e formas, de energias encaloradas neste nosso Brasil, de tantos sorrisos e de tantos abraços, num mês de tantos atos simbólicos quanto nossos corações nos instigarem...

É mês de alegrias e pausas, está decretado!

E que não seja somente a pausa então de dezembro que possamos criar, mas muitas mais pausas, onde a ocupação desenfreada não nos sirva de distração para o entendimento e a tomada de coragem do que deve ser mudado.

Que a parada solitária ou com amigos para um cafezinho, sirva de inspiração para longos papos, longos beijar flores em nossos jardins da criação!

Que sejamos todos nossas próprias pausas, bebendo a beleza das flores e o sabor do despertar que os cafezinhos que se nos apresentam pelo caminho nos instiga!

Criemos juntos estes espaços cada vez maiores de contemplação de nós mesmos e a contemplação de nossos outros em nossas vidas.

Para instigar estes momentos-pausa em cada um de nós, uso da imagem que captei neste recém passado Natal oficial.

Xícaras de cafés dispostas e alinhadas como um exército, mas não um exército alinhado para uma batalha..

Que este seja a figura do alinhamento acolhedor que nos aguarda.

Alinhamento este que espera que cada um de vocês se dê esta merecida pausa interna...

Para cada um de nós existe uma xícara vazia para esta pausa.

Basta nos permitirmos nos ofertarmos com este momento de pegar esta xícara, enchê-la com nossa essência e beber gostosamente do que mais precisamos!

5 comentários:

caue disse...

essas xicaras sao de onde??
bonita a foto
continue escrevendo que eu tento continuar lendo!
hahah
beijos e boas pausas

Carmen Monteiro disse...

são da casa da Andréa e do Beto.. em Taubaté... bonitas , né? amei o jeito que elas estavam dispostas...só esperando um click...
vai tentando ler daí então...rs
um dia vc chega lá...ahiahaihaiuaa

Odilon disse...

Sensacional Carmen
Passei pra deixar um beijo
Odilon

Carmen Monteiro disse...

obrigada, Odilon, venha sempre e divulgue ... :)
gde abraço!

Rosa Maria disse...

Minha querida, você é uma pessoa super sensível, bruxinha etc...
Tenho gostado muito de ver o seu movimento escrito, muito bom.
Beijos, saudades